domingo, 24 de abril de 2011

Copa America 2011
















A Copa América de 2011 será a 43ª edição da competição e será realizada na Argentina. Assim foi decidido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), que iniciará um novo ciclo do sistema rotativo que decide as sedes entre os países sul-americanos. Esta decisão foi confirmada em 24 de novembro de 2008.

A seleção campeã participará da Copa das Confederações de 2013 que será realizada no Brasil. Caso a equipe vencedora seja Japão ouMéxico, convidadas para disputar a competição, ou ainda o Brasil, que tem vaga garantida como anfitrião do evento, classifica-se a próxima seleção sul-americana melhor colocada.

Seleções participantes

Nesta edição, como nas anteriores, participarão 12 seleções nacionais, das quais dez são os países membros da CONMEBOL, além de duas seleções convidadas, que desta vez foram Japão e México.

Em 8 de maio de 2009, a Federação Mexicana de Futebol anunciou que por tempo indeterminado não participaria de qualquer competição organizada pela CONMEBOL por não estar de acordo com a resolução desta instituição, que determinou que as equipes mexicanas classificadas nas oitavas-de-final da Copa Libertadores de 2009 deveriam disputar seus confrontos em partidas únicas nos estádios dos rivais, pois estes recusaram jogar no México por causa do grave surto de gripe A (H1N1) de 2009.

No Congresso Extraordinário e reunião do Comitê Executivo da CONMEBOL realizado nas Bahamas em 1 de junho de 2009, foi feita uma reunião especial com a Federação Mexicana de Futebol sobre o problema em relação ao surto de gripe.

Finalmente, o México anunciou o seu regresso as competições sul-americanas e foi confirmada sua participação na Copa América de 2011, assim como a do Japão.

Porém, em março de 2011 um forte terremoto seguido de tsunami arrasou a costa nordeste do Japão, colocando em dúvida a participação da seleção nacional na Copa América devido a grave situação que se instaurou no país. A Associação de Futebol do Japão chegou a confirmar que participaria da competição, mas em 4 de abril anunciou a CONMEBOL sua desistência. A CONMEBOL então fez um novo convite a JFA, que em 14 de abril confirmou a participação do país no torneio.

CidadeEstádioCapacidade
Buenos AiresEstádio Monumental de Núñez66 449
CórdobaEstádio Mario Alberto Kempes57 000
La PlataEstádio Ciudad de La Plata53 000
Santa FéEstádio Brigadier General Estanislao López47 000
MendozaEstádio Malvinas Argentinas40 268
San Salvador de JujuyEstádio 23 de Agosto23 000
SaltaEstádio Padre Ernesto Martearena20 408
San JuanEstádio del Bicentenario19 000

Segue a lista das equipes participantes:



    Flag of Japan.svg Japão (convidado)